SOBRE NÓS

O Grupo Cultura Urbana é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organização Social de Interesse Público) e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens através da arte, cultura e do esporte, criando condições e oportunidades que contribuam com o seu desenvolvimento pessoal, educacional, profissional e empoderamento.

 

MISSÃO

Promover  a inclusão social e estimular o empoderamento de jovens através da arte, da cultura e do esporte.

 

VISÃO

Ser uma organização reconhecida pela excelência nos resultados das ações desenvolvidas em prol da juventude.

 

NOSSA HISTÓRIA

O Grupo Cultura Urbana nasceu através da iniciativa do produtor cultural Fabrício Silvestre, que iniciou em 2008 o projeto Grupo Teatral Taquara – GTT onde ministrava oficinas de teatro para jovens do bairro Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro.

 Em dois anos de existência, o Grupo Teatral Taquara realizou diversas intervenções culturais, entre elas, apresentações teatrais nos espaços culturais de Jacarepaguá, se tornando um grupo conhecido no bairro.  

Percebendo a necessidade de fortalecer e ampliar as atividades socioculturais nas comunidades da região, Fabrício Silvestre, juntamente com o apoio dos primeiros alunos do projeto teatral fundaram em 2011 o Grupo Cultura Urbana, uma organização com o objetivo de promover a inclusão e igualdade social através da arte.

Ao longo dos anos, o Grupo Cultura Urbana ampliou suas atividades, incluindo novos projetos como o Rio Atletas do Futuro (atual Jovens Campeões), uma experiência que gerou ótimos resultados, fazendo com que a organização adotasse o esporte como uma das ferramentas para transformação social de crianças e jovens. 

Atualmente, o Grupo Cultura Urbana desenvolve diversos projetos culturais e esportivos, contribuindo com o desenvolvimento educacional, social e pessoal de jovens de comunidades socialmente vulneráveis.