O QUE FAZEMOS

O Grupo Cultura Urbana atua nas áreas da cultura, esporte, social e educação, promovendo diversas atividades como teatro, percussão, danças, audiovisual, grafite, capoeira, cursos de produção cultural, futebol, futsal, produção de eventos, seminários, debates entre outros.

Atuamos prioritariamente em comunidades socialmente vulneráveis, desenvolvendo diversas atividades da nossa área de atuação para o nosso público alvo, que são crianças e jovens em situações de risco social e pessoal.

Buscamos sempre envolver as famílias do nosso público alvo, pois acreditamos que uma relação de confiança e o trabalho em parceria são fundamentais para o desenvolvimento de nossas ações em prol das crianças e jovens atendidos. Envolvemos as famílias através de demandas específicas, como passeios culturais e turísticos, eventos voltados para toda a família, palestras, reuniões sobre os projetos desenvolvidos entre outras.

Os projetos desenvolvidos pelo Grupo Cultura Urbana geram produtos finais, como espetáculos artísticos, exposições, mostras culturais ou campeonatos esportivos, que são apresentados dentro e fora da comunidade, com o objetivo de tornar público o resultado do trabalho realizado dentro dos territórios promovendo a interação dos jovens com outros grupos e a sociedade em geral.

Os jovens que participam dos projetos são preparados para se tornarem “Jovens Líderes”, através de cursos, palestras e estágios. Esses jovens representam a organização dentro e fora da comunidade e alguns poderão se tornar os futuros professores e gestores do Grupo Cultura Urbana.

Além das ações culturais e esportivas, temos um papel importante de articuladores territoriais, onde trabalhamos para fortalecer e defender os direitos do território onde atuamos. A proposta do Grupo Cultura Urbana prevê uma atuação em que a organização possa ouvir a comunidade, saber o que ela quer, o que é prioridade e o que precisa ser feito. O trabalho em conjunto com a comunidade é umas das políticas de atuação do Grupo Cultura Urbana.